Conversando com as colegas da
collab Girl Power! no outro dia, percebi que existe um número enorme de personagens de games e quadrinhos que andam seminuas, apesar de isso atrapalhar sua profissão de, digamos, espadachim-que-definitivamente-precisa-de-armadura, porque têm personalidade: "é sensual e sexy e gosta de provocar". Sabem quantas mulheres reais eu conheço com essa personalidade?
NENHUMA. Algumas podem até agir assim de vez em quando, mas é algo pontual, não uma tendência 24 horas por dia que as define como pessoas. E claro, existem celebridades e atrizes pornôs que parecem ser assim, mas já pensaram que isso pode ser só uma personagem que elas encarnam para alavancar a carreira?
Mas a minha intenção aqui não é ser puritana nem nada. Se as personagens querem mostrar o corpo, elas têm todo o direito. O corpo é delas. Aliás, usar a roupa que quiser e se orgulhar de si mesma é uma forma de empoderamento. O problema é que as personagens como a dessa tirinha não são feitas para si mesmas, nem têm personalidades reais e interessantes. São feitas apenas para agradar os homens. Ao invés de quebrarem preconceitos,
reforçam uma imagem pejorativa de que mulheres só servem como objetos para satisfazer os desejos masculinos. E se existe uma quantidade tão avassaladora dessas personagens nos jogos e quadrinhos, qual é a impressão que fica para todas as milhões de pessoas de ambos os gêneros que os jogam ou os leem? Muito sexista, eu garanto. O que, por consequência, impacta negativamente na forma como eles se relacionam na nossa própria sociedade. Talvez seja esse um dos principais motivos de o ambiente nerd ser tão hostil com as garotas.
Mas as coisas estão mudando. Estamos ganhando voz e aos pouquinhos vamos conquistando nosso espaço. E aí está o Dia Internacional da Mulher para comemorar essas nossas lutas e tantas outras.
Parabéns a todas as mulheres, queridas! °ᵕ°
Falando nessas heroínas com roupas pouco práticas, é com enorme prazer que é lançada hoje a nova edição da
Girl Power collab! 50 ilustradoras brasileiras se reuniram para
repensar o figurino de 50 personagens marcantes da ficção que julgamos objetificadas. A intenção era tornar suas roupas mais funcionais e reais de acordo com a profissão e personalidade de cada uma. A personagem que fiz foi a Yoko, do anime Gurren Lagann. O que acharam? Tem outros redesenhos LINDOS no álbum do Facebook, não deixem de ir lá conferir! :D