Escrevi o texto original dessa tirinha com "Responda e o impressione" no segundo quadrinho. Quando fui usar a regrinha do "mesmo que eu <verbo>" pra saber se o imperativo estava certo, descobri que era exatamente o contrário: "Responde e o impressiona". Um detalhezinho bobíssimo, mas essencial para a conjugação verbal correta se eu quisesse usar a segunda pessoa. Minha conclusão: devemos todos ter orgulho de nós mesmos só por morarmos no Brasil e conseguirmos nos comunicar, porque Português é uma língua difícil pra casseta.
Impressionar
Tags:
a fim
,
amor
,
burrice
,
encontro
,
gostar
,
impressionar
,
kevin crush
,
namorado
,
niazinha
,
vergonha
Receba por e-mail
Inscreva seu e-mail para receber as postagens do Como eu realmente na sua caixa de entrada.
Hum, acho que se você fala com si mesmo, você escolhe se quer usar a 2ª ou a 3ª pessoa - assim como quando fala com qualquer um.
ResponderExcluirEntão, se você tratar a si mesma como "você" (terceira pessoa), entendo que estaria certo dizer "responda e impressione". "Responde e impressiona" está correto se você estiver se tratando como "tu" - ou seja, na segunda pessoa.
Sendo assim, acho que você deveria der usado "teu pensamento" e não "seu pensamento" heheh, mas valeu.
Hahahahahaha, verdade. E você acaba de comprovar meu comentário no final: Português é uma língua difícil pra casseta.
ResponderExcluirNa verdade português não é tão difícil assim(Em comparação sim, as conjugações em português são tão difíceis como a declinações em Alemão, por exemplo). Só que nós praticamente não utilizamos mais a segunda pessoa, principalmente quando se fala de conjugação na segunda pessoa, então por isso não estamos acostumados. Se utilizássemos mais estaríamos acostumados e isso não seria um problema. Tudo é uma questão de costume no final das contas.
ResponderExcluirAh, já eu sempre fui tãããão descolada e divertida com os meninos que eu gostava que eles me curtiam taaaanto que me mandavam diretamente pra friendzone!
ResponderExcluirO pior era quando eu estava tentando evitar o caso anterior e tentava jogar algum "charme" pra eles... Eu fracassava tão miseravelmente que até hoje dá vontade de me esconder, só de lembrar. =P
Muito boa! rsrsrs
ResponderExcluirSuper concordo! Gramática realmente é complicada...
ResponderExcluirnão só com quem agente gosta, isso inclui um cliente em potencial, um chefe, futura sogra... kkkkkkkk
ResponderExcluirperai... esse é o rapaz que estava encochando a Niazinha em outra tirinha hahahaha. Ainda vou descobrir se ele existe mesmo...
ResponderExcluirah, mas perai, eu realmente adoro batata
ResponderExcluirSim, nossa lingua é uma coisa mais dificil do que usar fio dental vestindo luvas de boxe.
ResponderExcluirE se serve de consolo, os caras também dão cabeçadas desse tipo.
Piora se houver um amigo por perto para dobrar a pressão.
vc tirou esse garoto da tirinha dos meus sonhos ??? meu namorado (que eu ainda nn conheci) tem olhos verdes e cabelo preto kkk'
ResponderExcluirBom, já que você escolheu a segunda pessoa, você deveria ter feito a concordância com o pronome possessivo também: "teu pensamento" e "teu vasto conhecimento".
ResponderExcluirComo no Brasil costumamos utilizar o "você", que se conjuga na terceira pessoa, o imperativo na terceira pessoa (que era seu primeiro palpite) faria mais sentido, na minha opinião.
Eu estava pronto pra falar isso. Como paraense, adorei teres escolhido a segunda pessoa pra conjugar, mas faltou concordar com o pronome. O meu português tb é meio instintivo, mas o meu instinto me disse que a conjugação estava errada e fui para o senhor google confirmar e achei esse site aqui: http://www.conjuga-me.net/verbo-responder e http://www.conjuga-me.net/verbo-impressionar. Na verdade o teu instinto estava certo e o teu macete errado.
ResponderExcluirSó sei que o advérbio (como não) puxa o pronome e que não se pode começar a frase com pronome. De resto acho que é facultativa a posição. Mas tb sou um tanto instintivo, então tb posso estar errado.
ResponderExcluirA resistência pelo uso correto do tu está montada aqui no Pará. Mas o autocorretor do celular não ajuda! Eu escrevo tu viste e ele "corrige" pra tu visse. Escrevo tu comeste e ele corrige pra tu "comesse". E assim por diante. Assim não dá!
ResponderExcluirOs comentários da Nia levantam mais polêmica que a própria tira. rs
ResponderExcluirMe vi nessa tirinha hoje, sou assim com conhecidos, desconhecidos, sem preconceito! Caraca...
ResponderExcluirAcho que com homem é até pior, viu...
ResponderExcluirPassei o dia rindo do "eu gosto de batata" kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirÉ bem assim mesmo!
ResponderExcluirkkkkkkk ai, Niazinha, você me mata de rir com essas tirinhas e termina de colocar no caixão com o comentário sob elas! Mas acredito que sua vida seria mais fácil, nesse caso, se você usasse o imperativo para "você" em vez de "tu"! Adoro! rs
ResponderExcluirEu também gosto de batata.
ResponderExcluirVocê gosta de estudar? Você gosta mais de batata ou gosta mais de estudar?
ResponderExcluirPensei numa continuação:
ResponderExcluirSilêncio mortal quando de repente o carinha bonitinho diz: "Nossa, que incrível! =O Eu também gosto de batata. Somos almas gêmeas! *¬*"
Adorei o suor nela...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOL
ResponderExcluirbatata é amor <3
ResponderExcluirBatata é o queijo entre os tuberculos.
ResponderExcluirEle existe, ele é o namorado da Niazinha na realidade, o nome dele é Brunno
ResponderExcluirNiazinha e Brunninho <3
ResponderExcluirNia, qual é o nome desse cara?
ResponderExcluirAqui no sul quase não é usado o "tu" hahaha
ResponderExcluirEm Porto Alegre eu ouvi o tu em quantidade razoável, mas tudo com o verbo na 3ª pessoa (tu viu, tu foi, tu vai, tu comeu, etc)
ResponderExcluirhahaha adoro que o blog da nia é um dos únicos lugares dessa vasta internet em que ainda dá pra discutir nosso português instintivo numa boa, sem levar patadas dos dr. pasquale de plantão. que coisa linda isso =] instintivamente eu também teria deixado da forma como ela escreveu originalmente...
ResponderExcluirASIFJSIAOJSAOIFAS, quem nunca?
ResponderExcluirisso ja aconteceu comigo o menino q eu gosto falou comigo e eu fracassei epicamente
ResponderExcluirSr. Cabeça de Batata aprova seu gosto por batatas
ResponderExcluirSobre a conjugação, vc usa o TU? Eu usaria o VOCÊ, porque é mais coloquial. A não ser que seu dialeto use mais o TU. Você é do sul?
ResponderExcluirNa verdade, você deveria ter escolhido entre "Responde e o impressione" (tu) / "Responda e o impressiona" (você). Mas acho que nenhuma das duas formas soa muito bem :S Talvez se fosse suprimido o "responde": "Vai, Niazinha! Impressione-o com seu pensamento..." (não quis ser chata, só me chamou atenção a sua reflexão sobre o português [sou de Letras] :-D). Beijos!
ResponderExcluir