Isso vale pra qualquer conto da mitologia grega também. Sério, se
algum dia você precisar ficar acordado por muito tempo para estudar ou
trabalhar, leia a história de Édipo rei. Você vai ficar dias sem
dormir.
Ob.: Procurem essas histórias originais no Google, incluindo a da Pequena Sereia, por sua própria conta e risco...
Eu já li quase todos os contos originais, e depois falam que hoje em dia as coisas são estranhas e violentas... rsr
ResponderExcluirBeijos!!
Obrigado pelo conselho! =D
ResponderExcluirOs contos dos Irmãos Grimm, esses são terríveis rs. Édipo nem dá tanto medo assim, parece com todos os outros mitos,kk
ResponderExcluirAdorei!
Pura verdade,tem todo tipo de patologia: necrofilia, pedofilia,canibalismo e´ assustador
ResponderExcluirtenho do´ das crianças da Idade media, mas em todo caso e´ bom conhecer os originais dos contos!
eu fui ler o conto original da pequena sereia na wikipedia e juro pela minha maezinha que no meu livro de contos de fadas que eu lia quando era mais pequena, a historia é exatamente a mesma!!! eu já leio a verdadeira historia desde pequena!!! eu ficava 5 min a olhar para a ilustração da sereiazinha quando ela se transformava em espuma... era o meu conto favorito
ResponderExcluirAh, eu já tinha visto, ou lido, a pequena sereia original. E não é tão do mal assim.
ResponderExcluirMas o que me aterrorizou na infância, foi o conto do negrinho pastoreiro. Sério, aquilo não é história pra criança.
Quando descobri as versões originais desses contos eu me senti como se tivesse sido ludibriada a vida inteira!... Tive medo de alguns também... Outros me fizeram refletir. Conhece a história de Ole Lukoeje, de Hans Christian Andersen?
ResponderExcluir- Eu tentei encontrar algum link para a história (juro que tentei!), mas não consegui.
Não conheço, mas tenho certeza que deve ser bem sanguinolenta!
ResponderExcluirNão, nem tanto... Já "Os Sapatos Vermelhos" (do mesmo autor) sim, é terrível...
ResponderExcluirBem, na internet normalmente eu não encontro boas versões para a história do mito do Édipo. Eu pessoalmente gosto muito da que vem no meu dicionário de mitologia grega e romana. Mas o livro é meio carinho.
ResponderExcluirEu adoro as versões originais (ou mais antigas, já que tem contos q tem 641574354 versões pelo mundo), podem ser sanguinolentas e etc, mas são cheias de símbolos importantes... esses símbolos agem no inconsciente da criança e a ajudam a superar problemas, já que ela ainda não tem capacidade para criar suas próprias fantasias como os adultos e sublimar seus sentimentos sombrios. Os contos dos Irmãos Grimm são os melhores! Mas as histórias do Perrault são péssimas, ele conseguiu cagar em cada conto que reescreveu. A propósito, a Disney fez um curta da Vendedora de Fósforos do Hans Christian Andersen, é um pouco mais leve, mas ainda assim bem verídico ao original, é lindo. (E eu já conhecia a história da sereiazinha, acho maravilhosa... )
ResponderExcluire o que mais assusta é que esse conto é o pai de todas as histórias baseadas em fatos reais, já que fazer aquelas atrocidades com crianças escravas era bem comum na época em que o negrinho do pastoreio teria vivido o.O
ResponderExcluirVelho. VELHO. POCAHONTAS.
ResponderExcluirE o pior é saber que não foi um conto, e sim história real. Medo.
A história de João e maria original, foi a mãe dele que os abandonou ao relento. A mãe deles!. que tipo de mãe sem coração faria isso? (eu fiquei muitos dias pensando nisso), autores são sempre tão exagerados..
ResponderExcluirÉdipo nem é tão terrível assim, ele só casa com a mãe, tem filhos que são ao mesmo tempo irmãos, Tirésias conta a verdade a ele, ele cega os próprios olhos com o alfinete da roupa e sai andando esperando a morte? Nada demais. rs
ResponderExcluirDóóóó!
ResponderExcluirGente, na Branca de Neve era a mãe dela mesmo, não a madrasta, fiquei passada.
ResponderExcluirQuem é Édipo Rei???
ResponderExcluirNiazinha, nossa, depois dessa tirinha eu procurei a historia da Pequena Sereia original e fiquei horrorizada! Passei a historia inteira me baseando no conto da Disney e pensando que apesar dela sofrer tanto ela casaria com o príncipe e viveria com uma alma humana e tal, mas não! Eu não acreditei que ele escolheu outra por achar que ela o havia tirado do mar! To horrorizada com tudo que ela passou.
ResponderExcluirMuitos beijos da sua grande fã, Luiza
A minha mãe me deu quando criança 3 livros. Contos de Grimm, Contos de Andersen e Contos de Perrault. Eram os contos originais! Tudo histórias de terror! Uma mais escabrosa do que a outra! O pior é que ela só descobriu isso quando eu já era adulto em uma conversa em que comentei isso!
ResponderExcluirPequena Sereia? O príncipe a ignora completamente, cada passo é como se ela pisasse em mil facas e ela morre no final virando espuma de mar. Chapeuzinho? Devorada junto com a avó (caçador? Lenhador? que isso?). 3 porquinhos? Viram todos lombinho, exceto o último que faz guisado de lobo. E essa são as histórias mais leves! As outras eu creio que o Walt Disney não teve coragem de adaptar! Como a da menina que pis ano pão e vai parar no inferno. Ou a dos sapatinhos vermelhos em que a menina dança até não aguentar mais e manda amputar os próprios pés. Ou histórias de cães com olhos do tamanho de pedras de moinho. entre outras.
Brrrr... Me dá agonia só de lembrar!
ResponderExcluirOdiava essa história. Não entendia porque tanta maldade. :/
ResponderExcluirA cara dela foi impagável!
ResponderExcluirA da chapeuzinho eu vi em um lugar que ela foi estuprada pelo lobo
ResponderExcluir